Século XX - 1910

Picture
Em 1910 a Europa atravessava um tempo de prosperidade, onde os grandes feitos e os progressos da época era bastante evidentes. Este foi um tempo de luxo, de sofisticação, onde todos demonstrava uma imensa alegria de viver.

No período entre1914 e 1918 chegou então à Europa o primeiro grande conflito a nível mundial, a Primeira Guerra Mundial, que transformou os tempos e obrigou a uma mudança de hábitos radical, tendo em conta o período de luxo, sofisticação e alegria vivido nos anos antes.

Os papeis do Homem e da Mulher alteraram-se assim como as suas funções no dia a dia, devido à constante ausência da figura masculina, que se encontrava no campo de batalha, a mulher teve que assumir assim um papel mais activo na sociedade e ocupar-se dos sectores que anteriormente era maioritariamente dos homens, assim como a área da saúde, dos transportes, da agricultura, da industria, etc.

Devido a estas condições deu-se um impulso para o movimento da emancipação feminina, que se mostrou como essencial durante o período da grande guerra e que depois desta as mulheres não deixaram morrer.

Falando particularmente no nosso tema, verificamos também grandes alterações ao nível da moda neste período de emancipação feminina.

No período de Belle Époque do século XX, período que antecedeu à grande guerra, surgiu um estilista Francês Paul Poiret ( 1879-1944) que revolucionou um pouco a moda da altura, estabelecendo um corte com o que anteriormente se considerava apropriado para esta época.

No que toca à moda feminina, este grande criador excluiu o espartilho do seu guarda-roupa, livrando a mulher do acentuado aperto na zona da cintura, que mais tarde se veio a provar ser prejudicial para a saúde. Este foi abolido essencialmente no período da primeira guerra mundial, pois tornou-se incomodo para as mulheres que trabalhavam arduamente, impossibilitando-lhes muitos dos seus movimentos.

Outra grande marca da moda desta época prende-se  com  a subida das bainhas das saias e vestidos da altura, que agora iam até a altura das canelas, também maioritariamente por motivos funcionais, pois tornava-se mais fácil a movimentação destas mulheres para puderem deste modo realizarem as acções que lhes estavam destinadas.

Podemos então concluir que a abolição do espartilho e a subida das bainhas constituem os principais marcos nesta época para a moda, verificando-se no entanto mais alterações embora menos significativas.

Os tons predominantes nas roupas da época continuavam a ser maioritariamente escuros, com especial preferência pelo preto, no entanto verificou-se uma mudança acentuada no que se refere às formas das peças de vestuário em si.

Foi também nesta época que um grande nome da moda Gabrielle Coco Channel se começou a evidenciar através nomeadamente das suas inovações no campo do vestuário. Em 1916 a estilista apresentou ao mundo os tailleurs de jérsei, consagrando-se nesta área e centrando-se a partir de agora unicamente em aperfeiçoar e dar à roupa um estilo próprio.

No que toca à moda masculina, esta permaneceu a mesma neste momento, centrada em aspectos mais simples e práticos que caracterizam as roupas típicas do homem, onde a uniformidade é notória, sendo que todos vestiam calça comprida, um casaco parecido com um blazer, colete e gravata, completando assim o ar profissional, simples mas pratico de todos os homens da época.

Podemos concluir esta época de algumas mudanças dizendo que os interesses gerais da moda foram alterados, começando a surgir um estilo mais andrógeno, isto é,  uma mistura de características femininas e masculinas em uma única peça, o que reflecte as mudanças no papel da mulher na sociedade, nos seus hábitos e na sua consequente emancipação.

Surge por fim a saia tubular, característica nos anos 20, o que nos demonstra que os moldes da moda da época seguinte já estavam bem definidos no fim dos anos 1910, sendo então um seguimento desta época sem grandes alterações.




Picture
Feito por: Ana Pato