Século XX:  1970

Picture
Os anos 70 iniciaram-se com as características que foram trazidas da segunda metade dos anos 60 da moda Hippie ou seja calças a boca-de-sino, estampados, batas indianas, cabelos bastantes compridos, todo um estilo que era usado pelos jovens nos finais dos anos 60 continuou com força no início dos anos 70. Um dos movimentos que ficou difundido através da moda foi a luta contra o racismo pois os negros usavam um penteado exuberante que ainda hoje e bastante conhecido por “black-power” e esta luta ficou a cargo de uma militante norte americana Ângela Davis.

Houve uma grande mudança na moda devido ao aparecimento de vários estilos e estes tornaram-se uma referência para a moda nunca deixando ficar para trás a imagem da alegria e do bom-humor permanente desta época. No final da década de 70 um desses estilos teve o nome de new romantic ou seja tinha como atracão um novo romantismo que tinha como características os estampados florais e todo o género de acessórios pois o objectivo era adornar a mulher e fazê-la vistosa pois estas cria tornar-se trabalhadora e independente passando a usar também fatos, saia e casaco de maneira a ficar claro uma certa masculinidade no seu visual as calças compridas foram uma peça de vestuário que ajudaram bastante nesta luta pela independência das mulheres, usavam se a boca-de-sino e com corte baggy e semi-baggy.

 Devido à crise do petróleo cria-se uma nova preocupação nos anos 70 pois os tecidos eram sintéticos e a matéria-prima o petróleo e foi assim que foi criada a Première Vision, uma feira que ainda hoje e realizada em França com o objectivo dos industriais têxteis exporem os seus lançamento. Surgiu o movimento Glam que foi uma extravagante proposta aos jovens ligados ao mundo da musica e temos como principais exemplos David Bowie, Rod Stewart, Marc Bolan e Elton John e este movimento tinha como principias características a bota de cano alto com salto plataforma e tudo o que fosse brilhante, exagerado.

 Foi também nesta época que surgiram os punks devido a outro movimento feito por jovens desempregados, estes usavam roupa de cabedal preto, botas com bastante material metálico, tachas, correntes, calças rasgadas, bastantes brincos e alfinetes e foi vivienne westwood que começou a criar roupas para este grupo devido ao número crescente de adeptos, "esta é considerada na moda como a “mãe dos punks” e ainda hoje é uma das estilistas inglesas de maior prestígio mundial Modelo de Pierre Cardin. A moda norte-americana teve a influência de dois grandes estilistas: Calvin Klein e Ralph Lauren. Estes passaram a ser as novas referências da moda norte-americana com suas propostas práticas, versáteis e descontraídas”.

Já no final da década surgiu uma nova proposta que diferenciava as pessoas pela que elas vestiam e assim surgiu mais um novo conceito o “griffe” que tem como significado garra e representava isso mesmo “deixar a garra de um criador ou de uma marca na peça de quem a usa”, criou-se moda acessível para todas as pessoas e grupos sociais. Ainda com o seguimento do movimento glam criou-se a moda relacionada com as discotecas onde continuava a ideia do brilho nas roupas, cores vivas e nunca deixando de lado o conforto dos tecidos para dançar.


Picture
Picture
Feito por: Ana Ferreira