Século XX:Década de 1950

Picture
Os anos 50 foram também marcados pelos aspectos presentes na época anterior, o luxo, a sofisticação e o glamour, que caracterizam os anos dourados, considerados o clímax da alta costura, a moda no seu esplendor.

Paris torna-se novamente o centro de alta-costura nos finais dos anos 40, recuperando a clientela perdida devido à segunda guerra mundial, sendo por fim nos anos 50 que recupera o estatuto, que ainda hoje mantém, da capital da moda. No entanto é também por volta desta época que a capital francesa começa a sofrer com a concorrência da Inglaterra e dos estados unidos, que possuem agora as suas próprias industrias e que pretendem evidenciar-se neste ramo, criando um estilo inovador e muito próprio.

O estilo “ New Look de Dior”,  que surgiu por volta dos anos 47, dita um novo modelo pelo qual se rege a moda dos anos 50, baseado em elementos como: a cintura marcada, saias rodadas, sapatos de salto alto e bico fino, os chapéus com abas aumentadas, luvas como parte indispensável da toalete feminina, complementados ainda por bijutaria, imitando as jóias verdadeiras.

Este grande estilista, Christian Dior, prossegue o seu “reinado” no mundo da moda, introduzindo padrões inovadores e muito próprios que valorizam conceitos, perdidos durante o período da segunda guerra mundial, como o luxo, o glamour e a feminilidade.

No que toca à moda masculina as únicas inovações que se verificaram foram o uso frequente de fato e gravata, calças mais justas e por vezes chapéu de coco.Neste período é indispensável referir a crescente influência americana na moda da Europa e em particular na moda jovem da altura, que adquiria agora traços e contornos muito próprios.  O estilo das mulheres americanas era marcado pelo requinte, enquanto que a moda mais juvenil diferia consoante os comportamentos dos jovens em questão, no entanto o vestuário mais usual era constituído por: calças compridas, justas, pela altura das canelas, usadas com sapatilhas.

No entanto existia também um estilo característico dos mais ousados, dos ditos rapazes  rebeldes, onde eram essenciais as calças de ganga justas com t-shirts,  que surgiram  por volta desta altura e que determinavam o visual rebelde. Este comportamento e o estilo em si surge a partir da influência do cinema e do rock n’roll, nomeadamente com Elvis Presley que acaba por ditar as regras da moda para os rapazes mais jovens dos anos 50.
Podemos ainda concluir que neste período a moda tornou-se menos concentrada no glamour e que a influência norte americana levou a uma consequente mudança nos padrões habituais impostos ate então, posteriormente modificados também pela influencia dos actores e actrizes da época.


Picture
Picture
feito por: Ana Pato