loucos anos XX

  Os “loucos anos 20” caracterizaram-se por uma época de euforia, época esta onde existiu uma grande alteração na mentalidade dos populares, mais identificada, principalmente, com a mudança e emancipação da mulher. Esta luta pelo seu espaço e sua igualdade junto aos homens.As mulheres entregaram-se de corpo e alma à fúria de viver. Esta começa a sair a rua sem qualquer preconceito, e muda a sua maneira de pensar e o seu quotidiano.É nesta altura que a mulher experimenta o sabor da nicotina e acende o seu primeiro cigarro, começando também por beber bebidas alcoólicas. Entregaram-se ao estilo de vida nocturna, começam a frequentar “night-clubs”, cabarés e casinos e dançavam até altas horas da noite novos ritmos, como por exemplo: o jazz, o charleston, foxtrot. Tinham atitudes de sedução mas por vezes deixava os homens desiludidos e com ideias um pouco negativas a seu respeito.Foi a partir destas mudanças e novos hábitos que a mulher passou a ser vista também como uma pessoa, sendo assim uma grande vitória para a mulher.
É nesta época que a mulher opta por um novo estilo, a ser mais ousada na moda, pondo de lado os vestidos compridos e formais, para vestidos de cintura descaída, com decotes longos e saias subidas até ao joelho, em seda, as roupas são mais simples e flexíveis, facilitando a prática de desportos.
As mulheres estão mais magras e bronzeadas, maquilham os olhos de preto e os seus penteados também tinham agora um ar mais moderno, os cabelos são cortados à ‘la garçonne’ (penteado muito curto), acrescentando, também, outro acessório à sua vestimenta, o chapéu.

feito por: Mónica Santos