Século xx: 1940

Picture
O fim do período dos anos 30 foi em termos históricos marcado pelo inicio da segunda guerra mundial (1939-1945), conflito com dimensões extremas que abalou todas as nações ao nível mundial.Podemos dizer também no que toca à moda em si, que também foi influenciada por este período conturbado, verificando-se uma certa masculinidade do vestuário em geral devido ao exemplo tomado dos uniformes dos soldados.

No período que durou a segunda guerra mundial, verificou-se uma recessão, tanto em termos sociais, políticos e económicos, como em termos da evolução do vestuário da época, as roupas femininas tornam-se novamente mais masculinizadas e a moda mais usual eram uma toalete com duas peças, tanto para a noite como para o dia, as saias estavam cada vez mais justas ao corpo e por fim, para completar toda uma toalete, vestia-se o típico casaco confeccionado com um tecido simples, pois eram impostas nesta época regras à cerca da utilização dos tecidos mais luxuosos, nomeadamente por parte da Inglaterra, mesmo depois da guerra ter acabado.


Hitler tenta ainda transferir a sede de alta costura e da industria da costura, de paris para Berlim e Viena, no entanto não é bem sucedido e por um conjunto de circunstancias acaba por desistir deste protejo.


Verifica-se então uma recessão,como referi em cima, não só na moda em geral mas também na alta-costura em particular. As principais clientes destes produtos eram francesas ou norte americanas, ambas afectadas pela 2 guerra mundial, por um lado as francesas sofrem directamente os efeitos deste conflito, por outro as norte-americanas não se atrevem a visitar a Europa num período tão conturbado, o que leva inevitavelmente a uma queda desta industria.


O tecido habitual das vestes da altura foi substituído pelo tecido utilizado na decoração, surgindo também os acessórios para a cabeça, turbantes, chapéus, redes e lenços, que por questões de segurança, protecção e higiene se tornavam essenciais para prender o cabelo das mulheres da altura que trabalhavam nas industrias.


Começaram também por surgir mais e mais acessórios que completavam a toalete da altura e que exerciam ao mesmo tempo uma função pratica no dia-a-dia, exemplo disto são os sapatos que aparecem cada vez mais nesta época, têm uma aparência pesada e demasiado masculina, sendo os mais utilizados os de salto de cunha e salto alto. Carmen Miranda é uma das personalidades que ajuda a difundir o sapato de salto, através da sua imagem, tornando-se uma figura influente na moda dos anos 40.


Picture
feito por: Ana Pato