Século XX - Década de 1960

Picture
A época que se segue nesta linha cronológica da moda são os anos 60, que se apresentam cheios de mudanças, inovações próprias de uma nova fase.

Em termos históricos este foi um período também por sua vez marcado por inovações: verificaram-se manifestações dos jovens que se impuseram contra o que era pré-concebido, foi a época da expansão espacial, onde os norte americanos puseram pela primeira vez um homem na lua e por fim, numa dimensão mais preocupante, a guerra do Vietname, entre muitos outros conflitos raciais que também constituíram o seu papel no desenrolar dos acontecimentos dos anos 60.

Todos estes acontecimentos influenciaram de certa forma o percurso da moda, introduzindo neste sector conceitos como a alegria e a juventude. Os adolescentes, que iniciaram na época anterior  o fenómeno do baby-boom, ditam agora um novo estilo também muito característico desta faixa etária.

Por volta desta mesma época evidenciam-se as diferenças no que diz respeito à moda dos diversos cantos do mundo, a linha francesa possuía um toque sofisticado muito próprio, enquanto que a norte-americana e a inglesa apresentavam uma face mais contestatária, mais “rebelde” e inovadora.

 Apesar desta vertente mais ligada a sofisticação, era paris que continuava a assumir as funções da capital da moda, onde continuavam a surgir grades talentos que influenciavam a moda de todo o globo. Era notável contudo na altura uma busca incessante pela inovação, o que levou a um aumento muito significativo do numero de butiques existentes, não só na Europa mas também nos estados Unidos e a uma consequente preocupação com o preço das peças e o acesso da população geral a estas, aparecendo o conceito de pronto-a-vestir na substituição dos antigos fatos feitos à medida do consumidor.

Na sequência dos anos 50, os jeans continuam parte da toalete da maioria dos jovens, surgindo diferentes e inovadores modelos, que ditaram o estilo mais rebelde característico da moda da altura nos jovens. É também por volta deste mesmo período que surgem as tão faladas mini-saias e os mini-vestidos, criação de André Courréges, um dos grandes nomes da época da altura.

Outro dos grandes nomes da moda foi Pierre Cardin, que impulsionou um novo estilo em muito inspirado em elementos do futuro e do espaço, constituído por macacões de malha, calças ainda mais justas e o uso de novos materiais característicos que lhe proporcionavam aquele toque tão pessoal.

Paco Rabanne,  “o metalúrgico”, substituí também o tecido usual, a agulha e a linha, por placas de metal, arames e alicates, para proporcionar às suas criações um look mais futurista e assim também um toque único e pessoal a todas as suas obras de arte.

Nesta época são também os Beatles quem influencia a moda juvenil, o típico cabelo à tigela e todo o vestuário muito colorido espalha-se por todo o mundo tornando por si próprio um estilo inconfundível. A utilização de novos materiais, como o acrílico e por vezes o plástico, mas também o evidente mar de cores e estampas, agora presentes em quase todas as peças dos vestuários, tornam-se assim característicos da moda dos anos 60.

Os ídolos no ramo da musica influenciam mais uma vez de forma muito significativa toda a construção de um vestuário, de um estilo, juvenil.

Nos anos 60, nos estados unidos, verifica-se novamente todo um movimento de rebeldia, de contestação por parte dos jovens, de rejeição de todos os padrões de vida defendidos pelos pais. Surgem então os hippies, que eram contra toda a divisão de classes, vestindo-se de forma simples ( aparentando por vezes pobreza extrema), de forma desleixada e despreocupada, utilizando unicamente peças artesanais, bordados, bijutaria feita muitas das vezes por eles próprios, estes vestiam também saias longas ou calças “boca de sino” , completando este visual com cabelos longos e despenteados.

Estes pretendiam chocar aqueles, que como os seus próprios pais, julgavam os outros pela sua classe social e se prendiam a estes detalhes quando se tratava de avaliar alguém como uma boa ou má pessoa. Utilizam assim a moda como um instrumento na sua luta e na sua revolta, para tentar consciencializar os restantes da futilidade dos seus actos e convicções.

Este movimento e toda esta nova atitude e inovações, também ao nível da moda, continuam durante os anos 70, para os quais as directrizes já se encontravam bem delineadas.



Picture
feito por: Ana Pato